quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa...

só de pensar nesse título já tenho calafrios. lembra daquela sua tia-avó que ainda fala "cousa" e que ainda acentua "ele"? você está prestes a morder a própria língua por todas as vezes em que deu risadinhas abafadas quando isso acontecia.

a nova reforma, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2009, derruba os acentos diferenciais em pára, péla, pélo, pêra e pólo, insere de vez as letras K, Y e W no nosso alfabeto, dá o tiro de misericórdia no trema, acaba com o uso do acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados e em palavras terminadas em hiato "oo", não acentua mais ditongos abertos "ei" e "oi" de paroxítonas assim como as com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo e nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". ou seja, averigúe deverá ser escrito averigue. tente ler em voz alta sem o acento, please.

não leu porra nenhuma do parágrafo acima, né? eu sei. ler e decorar as regras da língua portuguesa sempre foi um saco. a maioria das pessoas que sabem bem o português - não me refiro aos pedantes que conjugam todos os verbos direitinho no cotidiano - sabe a forma correta por intuição, porque se adaptou a isso. é assim que aprendemos uma nova língua, assim que entendemos a gramática - principalmente a nossa, que é uma das mais complicadas - e assim que nós nos comunicamos.

se até hoje eu não entendo direito as regras dos porquês, não faço a menor idéia do que fazer com o hífen e tenho dúvidas sobre o plural dos substantivos compostos, imagina agora que vão tirar de mim a única coisa sobre a qual eu tenho absoluta certeza quando escrevo.

essa reforma só vem pra foder com a paciência dos cristãos. a justificativa não é válida, a reforma é inútil e tudo acabou se tornando uma grande piada. afinal de contas, não é em qualquer lugar que se vê um presidente analfabeto e que fala com a língua presa assinando a reforma de uma língua que ele nem sequer sabe falar. se bem que pra ele não vai fazer diferença. ele já não sabia porra nenhuma, mesmo.

3 comentários:

Serginho Tavares disse...

resumindo...se o povo já não acentuava agora que não vai acentuar mais nada mesmo!
estão pondo os acentos na UTI e agora só falta desligarem as máquinas que os mantém AINDA vivos!

saco isso! odiei essa reforma com todas as forças!

Bubbles disse...

amei o post! lol! Isso tudo, simplesmente, soa como falta do que fazer. Alem do mais, o que eh que nao termina em piada, na Floresta?
Mon cue!

Marrie disse...

Sou um com o último parágrafo.
Eu tenho até medo das futuras redações de vestibular.